terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Pacohyba












Fugir da invasão dos feriados faz com que procuremos as praias menos frequentadas, Pacoiba é uma destas, pequena, geralmente deserta, (no dia 25 haviam umas 30 pessoas). Embora voltada para o mar aberto tem poucas ondas.
Fica 3 km depois da Ponta das Canas, chega-se nela da estrada por uma curta porem acidentada trilha. Fomos de Bike, uma gostosa pedalada, com direito a uma rápida e refrescante chuva na volta.

O Solstício de Verão









A data festejada pela Humanidade até a igreja decretar o natal nos mesmos dias, é comemorada aqui na ilha pelo grupo de dança da Milena.
Um lindo espetáculo dedicado à Deusa, uma homenagem ao Planeta, muito mais sincera do que vi nos dias seguintes.
Nas palavras delas:
"Mulheres dançando em circulo, movimento de união sagrada em busca da integração e da harmonia com a energia feminina do universo.
A Mãe Terra pede Paz! Dance e transforme o mundo!"
Aconteceu num dos pátios externos do Colégio São João. Faço a iluminação, simples, mas com alguns climas. O maior desafio é montar tudo em poucas horas.


sábado, 12 de dezembro de 2009

Vamos invadir sua praia!





Visitei um NDCC, um Navio de Desembarque de Carros de Combate, o Almirante Sabóia. Viemos com o Atrevida para Santos, para acompanhar a Regata Marinha do Brasil, o barco levou autoridades e convidados e minha presença a bordo não se fez necessária, (como deve ser, eu trabalho para não precisarem de mim quando o barco é usado). Átila conseguiu que eu visitasse um navio da Marinha, e estava aqui este NDCC, é talvez o barco mais moderno da frota, embora já tenha uns 40 anos e bastante história (Malvinas, Golfo) o barco foi reformado e modernizado por ocasião da guerra do Golfo, quando na ocasião era a base do serviço de informação dos EUA, embora fosse um barco Inglês.
Minha visita foi ciceroneada pelo Sargento de Comunicações Aldo, que muito solícito mostrou-me o navio “de baixo à alto”, da sala de máquinas as antenas, dos geradores ao sistema de combate à incêndio e claro, os rádios! Muito interessante, sistemas de monitoramento de energia elétrica, quadros de comando e estações de radar, para quem gosta...
O G25 tem grandes portas na Proa e Popa, uma enorme “garagem de Tanque de Guerra” com uma tripulação de 170 pessoas
, duas plataformas de pouso de helicópteros e instalações de apóio para toda a tropa que pode ser transportada, refeitórios e hospital. Armamento: duas metralhadoras!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Oco



Tivemos o espetáculo OCO neste sábabo, 5 , no Pés no Chão. O grupo Munik Momdó, dirigido por Maria Mommensohn, trouxe-nos uma montagem moderna e inovadora. Um cenário dinámico e instalações perfomáticas na área externa do teatro.

A montagem consumiu muitas horas de trabalho da trupe. Na iluminação, o Décio Filho e o João. O cenário do palco explorava o efeito de um tecido de malha costurado em quadrados, uma enorme tela. Outro tecido, primeiro aberto no palco, depois foi suspenço sobre o público. a segunda metade do espetáculo foi nas instalações montadas no saguão do teatro.

Nova Máquina









Ficar tanto tempo sem postar num blog é imperdoavel! portanto não vou pedir desculpas...

Estou aprendendo a usar a Nikon, deveria ler o manual, mas vou aprendendo com os erros.Durante anos usava as máquinas no "manual", gostava de fazer os ajustes e exercitava a destreza. Tinha um bom indice de acerto, perdia poucos fotogramas. Com as máquinas digitais é diferente, elas pensam sozínhas, e fazem o que querem...
clica-se e clica-se, algo se aproveita.

No veleiro, pequenos ajustes e modificações, a "bitácula" nova foi aprovada! Agora estudo modificações no sistema hidráulico que aciona catracas,enrroladores e guinchos: além de volts, agora penso em bars e Psi.
Começamos os preparativos para uma nova viagem oceânica: Caribe! Zarpamos em Janeiro.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Quatro em um




Fazer um blog sem fotos não tem graça! Lucia e eu estamos providenciando uma “maquininha”, eu entro com o dinheiro e ela com a paciência para comprar algo pela internet! Eu gosto de balcão! Segurar o objeto e passar no caixa me são importantes, mas...
O Dança e Movimento continuou e terminou ótimo!
Cronologicamente: Na quarta (14) tivemos a apresentação dos grupos: de Dança do Ventre, da Terceira Idade, de Dança de Rua, da Fundaci e outros que já nem lembro mais. Havia preparado uma luz básica com focos e refletores em todos locais possíveis e passei a noite fazendo o que chamo de “caça a raposa”; como ninguém me passa o que quer de luz, fico correndo atrás da ação no palco com meus potenciômetros. Já estou prático nisso, ninguém ficou no escuro. Até quando era para ficar, explicando: a noite terminava com uma performance do Marcio e as irmãs Marília e Gabriela; por sinal uma muito bonita e sensual performance, que era iluminada apenas por uma fraca luz de uma vela. Apenas esqueceram de me avisar para não usar luz alguma, mas, rapidamente fui ”apagado”. Uma menção especial para as senhoras do grupo da terceira idade! Uma linda apresentação, muito entrosadas e sincronizadas, mereceram os aplausos,
Sexta-feira, tivemos o Balé da Cidade de Taubaté, com a direção artística da Alexandra Luppe; apresentaram duas coreografias: Pátio dos Amores de Marcos Sanches e Três Cenas do Felipe Chepkassoff, ele que também cuidou da iluminação da apresentação.
No sábado foi o Stagium que se apresentou, os preparativos começaram na sexta após a apresentação,montamos a luz sob o comando do Marcelo, que é filho da Sra. Márica, a rígida dona do Stagium, um ícone da dança no Brasil. No Sábado após a oficina oferecida pelo Balé de Taubaté, o grupo do Stagium teve dois ensaios, extenuante. A apresentação deles tinha a Bossa Nova como tema, bonito, mas faltou emoção, talvez eles estivessem exaustos de tanto treino...
Domingo encerrou o Dança e Movimento o Casal Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, que são o: Confraria da Dança, de Campinas. Ela faz um solo, quase teatral; texto, poesia e como resultado muita reflexão! Ele faz a luz, opera e cuida do som, por sinal um espetáculo à parte, observar-lo na mesa da técnica é engraçado, ele dança, conta os tempos e lida com os botões num show a parte. Um maestro no escuro! A peça chama-se Adverso.
Bom, acontecem outras coisas: no barco continuamos com mudanças, sempre para melhor. Um dos projetos em execução é um novo painel para o cokpit, centralizado irá melhorar a passagem ao lado da roda de leme. Na foto o modelo feito em isopor.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Os Meninos do Barão

Neste Domingo tivemos a apresentação das meninas do Pés com a coreografia Só quero dizer o que sinto, um trabalho da Gabriela Dellias.
Beto Regina trouxe seus meninos, sempre alegres, e fizeram uma apresentação que atraiu muita gente, tivemos público maior do que nos dias anteriores, eles já são bem conhecidos pelo pessoal de ilha.
Montei e operei a luz, em ambas fui fazendo com orientação de alguém ao lado que conhecia a coreografia.
O vídeo anexo é do ensaio.
Perdi o celular. Até novidade$, sem fotos e sem vídeos. Neste final de semana, com muitos turistas por causa do feriado, o G3 da Claro ficou “inusável”.