sábado, 12 de dezembro de 2009

Vamos invadir sua praia!





Visitei um NDCC, um Navio de Desembarque de Carros de Combate, o Almirante Sabóia. Viemos com o Atrevida para Santos, para acompanhar a Regata Marinha do Brasil, o barco levou autoridades e convidados e minha presença a bordo não se fez necessária, (como deve ser, eu trabalho para não precisarem de mim quando o barco é usado). Átila conseguiu que eu visitasse um navio da Marinha, e estava aqui este NDCC, é talvez o barco mais moderno da frota, embora já tenha uns 40 anos e bastante história (Malvinas, Golfo) o barco foi reformado e modernizado por ocasião da guerra do Golfo, quando na ocasião era a base do serviço de informação dos EUA, embora fosse um barco Inglês.
Minha visita foi ciceroneada pelo Sargento de Comunicações Aldo, que muito solícito mostrou-me o navio “de baixo à alto”, da sala de máquinas as antenas, dos geradores ao sistema de combate à incêndio e claro, os rádios! Muito interessante, sistemas de monitoramento de energia elétrica, quadros de comando e estações de radar, para quem gosta...
O G25 tem grandes portas na Proa e Popa, uma enorme “garagem de Tanque de Guerra” com uma tripulação de 170 pessoas
, duas plataformas de pouso de helicópteros e instalações de apóio para toda a tropa que pode ser transportada, refeitórios e hospital. Armamento: duas metralhadoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário