Me perguntaram como são os Hostels. O nome é a versão moderna para o Albergue, forma de hospedagem conhecida para estudantes e que hoje é utilizada por todo tipo de perfil etário.
A regra básica é convivência harmoniosa. Acaba atraindo pessoas evoluídas neste sentido. Tenho encontrado pessoas muito legais nestas paradas, conversei em português, espanhol, alemão e inglês, maioria das vezes misturando-os.
Existem opções de quartos para casais, dormitórios comunitários mistos ou separados por sexo. Encontro casais nos dormitórios mistos e sem que se sintam constrangidos. Um casal que ficou no beliche ao meu lado em La Paloma, fez uma cabaninha com as colchas das camas e se aconchegavam, com certeza apertadinhos, pois o beliche era estranhamente miniaturizado.
Tive um longo papo com um jovem casal de Brasília, simpáticos e esclarecidos, dois dias depois encontro-os em Punta del Diablo. Com um casal de Floripa fiquei conversando sob parreiras. Fiz a caminhada á laguna de Briozzo com um casal de Cordoba, Argentina. Conversas que acrescentam.
O Ano Novo passei no Hostelito El Gato, o grupo era de 3 alemães, o casal argentino, um Uruguaio e o brasileiro que lhes escreve. Nicole e Ernesto nos serviram uma ceia simples e maravilhosa.
Cozinha e banheiros comunitários, mas não sinônimo de desleixo, as vezes louça largada suja, mas são exceções. Para agregar conforto, soluções como mesas sob parreiral ou em jardins.
Acesso à internet e rede wire less em todos. Atente-se a um detalhe ao querer utilizar equipamentos eletrônicos teus: o padrão das tomadas Uruguaios é igual ao novo padrão brasileiro de três pinos redondos, só que aqui todas as tomadas são assim, então leve um adaptador.
Podem ser grandes como o Red, em Montevideo, com localização estratégica, bem central e uma circulação de pessoas de todo o planeta. Podem ser pequenos, como o Hostelito El Gato em Aguas Dulces, com dois quartos, um de casal e um para 4 pessoas, mas com um atendimento super simpático e atencioso por parte do casal Nicole e Ernesto. Novos, recém inaugurados como o “Escamas” de Jose Ignacio ou como um dos de Punta, chamado 1949, provavelmente a data da construção.
As áreas comuns, para refeições ou estar são aonde se conhece as pessoas, geralmente abertas a conversas e trocas de informações. Vi novas amizades surgindo e seguindo viagem para novos destinos, agora em comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário