Logo ao chegar ao Uruguay, uma das primeiras providência minhas foi providenciar uma Bike, encontrei no Mercado Libre uma descita como em bom estado. Alguns dias depois tive ela entregue no porto, sequer conheci pessoalmente o vendedor, que é de Piriápolis, cidade cerca de uns 25 km daqui. Havia depositado antecipadamente o valor tratado pela bike e um pequeno acréscimo pela entrega, um total de 1000 pesos uruguaios, cerca de R$ 100. Apenas um “detalhe”, o estado não era tão bom. No mesmo dia fui dar uma volta para experimentar e destruí o cambio.
Uma avaliação mais realista e não a considerei confiável para pedalar estradas afora, deixei-a concertando o básico para um uso “local” (+ 430 pesos) e na mesma bicicletaria aluguei outra bike por 15 dias, o bicicleteiro me conseguiu uma bike da “reserva especial”, ótima, falta apenas um bagageiro reforçado. Custou-me 1500 pesos, o preço normal por uma montain bike comum é de 1300 pesos por quinzena. Por aqui os aluguéis de bikes e motonetas são tratados por períodos de dias e semanas.
Pedalar por aqui é uma delícia! Ruas largas, transito tranqüilo, motoristas respeitosos e CICLOVIAS ! Fui até Maldonado a cidade “siamesa” de Punta, cerca de uns 3 km em uma avenida com ciclovia de ambos os lados. Os uruguaios encontraram uma solução interessante para evitar que veículos entrem na ciclovia nos cruzamentos, ao invés de postes ou blocos de concreto, eles fazem uma meia calçada que fecha metade da passagem, o ciclista que estiver naquele lado que desvie para a outra mão. É estranho mas funciona, bem anárquico, no sentido correto da palavra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário