quarta-feira, 18 de maio de 2011

Palmas - TO

Uma cidade planejada para o carro, o pedestre ficou de lado.
O projeto é interessante, uma grade de avenidas cria os quadros que são as quadras, dentro dessas apenas o transito local e ... os pedestres. Teoricamente também deveria haver o comercio local. Na prática, o comércio acabou ficando nas avenidas, e o pedestre tem que andar nelas.
No centro, próximo ao palácio do governo, encontra-se de tudo. Já nas quadras mais afastadas tem que se andar muito. Um morador nos contou que fora do plano urbanístico, na periferia, já começa a surgir uma ocupação desordenada, os “excluídos do plano”.
Poucas quadras tem calçadas, existem muitos gramados e é por eles que se caminha, como são poucas as pessoas que andam a pé, a grama resiste.
Se não anda-se a pé, anda-se de carro e de moto. Muitas motos, moto taxi são comuns. Bike vi poucas. O pouco que usei do transporte publico não permite que eu dê uma opinião, parece que funciona. A única linha que usei faz muitas voltas, quase duplicando a distância. E segure-se, o motorista não “tira o pé” nas rotatórias.
A “grade” de avenidas que se cruzam em rotatórias permite um transito veloz, e perigoso. É a 3ª cidade com mais vítimas por habitantes no país. Uma ou outra rotatória tem calçada, mas eu não arriscaria atravessar as avenidas lá, o mais seguro é no meio das quadras, talvez passarelas no meio das quadras poderiam criar uma alternativa segura.










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